domingo, 23 de novembro de 2008

Curta Cinema-nov08

Fomos assistir a uma sessão do festival Curta Cinema no Cine Odeon, foram ao todo 6 filmes, que deveriam ser avaliados pelo espectador em conceitos entre péssimo, ruim, bom, muito bom e ótimo. Quero comentar sobre um deles: “Coelhinho de Chocolate”, canadense.


Durante aproximadamente 5 minutos, ao som de um la-ra-la-la alegrinho e ingênuo, mostrou-se quadros de diferentes efeitos sobre um coelhinho de carinha feliz feito de chocolate: um ferro de passar quente; uma lâmpada; um secador de cabelo.


Aquele chocolate derretendo em ondas me dava água na boca, até que me dei conta de que aquilo era uma analogia ao aquecimento global. No caso do secador de cabelo, uns rombos se abriam enquanto o vento quente desintegrava o bichinho – imagem forte.


Quando o filme acabou comecei a pensar: porque um coelhinho? Porque um coelhinho de chocolate?
Felpudo e macio, o coelho nos passa uma idéia de docilidade; um bichinho que temos vontade de pegar no colo e acariciar. Talvez também por causa da sua fertilidade, poderíamos associar à expansão do domínio do homem no mundo. E, o chocolate? Seria a idéia do desejo, do prazer, da compulsão que caracteriza nossa sociedade?


Alô pessoal do festival: quero mudar meu voto, este curta não é muito bom como eu marquei; é excelente! Em menos de 5 minutos e de um jeito bem simples me levou a questão tão séria. Cinema é isso!

2 comentários:

Zé Henrique disse...

Nossa! Quanta profundidade tem esse filminho aparentemente ingênuo, não?!
Acho que a sua sensibilidade para as questões da sustentabilidade ambiental aumentaram depois que passou a trabalhar com pesquisas energéticas.
Que tal fazermos uma continuação despretensiosa desse filme?
Sem idéias no momento.

Beijo

Anônimo disse...

Your blog keeps getting better and better! Your older articles are not as good as newer ones you have a lot more creativity and originality now keep it up!