sexta-feira, 28 de março de 2008

O Orson Welles da pequena área

É com grande pesar que escrevo essas linhas hoje. Figura polêmica do futebol brasileiro - há quem ame e há quem odeie -, Romário anuncia a sua despedida das quatro linhas sem qualquer alarde. Segundo disse, quis sair da mesma forma que entrou no futebol: sem ser notado.
Eu sou da turma dos amaram o estilo de jogar de Romário, o "gênio da pequena área" (como perfeitamente definiu outro grande lendário jogador de futebol, o holandês Johan Cruijff - o maestro da seleção holandesa da Copa de 1974, que ficou popularmente conhecida como "Laranja Mecânica" pelo seu estilo solto e bonito de jogar).
Além de ter tido grandes momentos com a camisa rubro-negra (minha grande paixão), também devo a ele ter presenciado o primeiro título mundial conquistado pela nossa seleção de futebol. Não, amigos, não estou fazendo nenhuma injustiça com o resto do time, pois sei muito bem que ele não jogou sozinho. Mas não há como negar que ele praticamente decidiu pelo menos três partidas naquela Copa de 1994.
Falando nele, gostaria de lembrar uma história que vivi nos tempos em que ia ao Maracanã todos os domingos. Meados da década de 1990, o Flamengo fazia seu primeiro jogo pelo Campeonato Brasileiro contra o Bragantino (SP). E como era de se esperar em qualquer início de campeonato, o público presente era bem fraco. O jogo foi bem morno, mas o que importa? Estávamos ali eu e o meu companheiro de Maraca naquela época, Edu Goldenberg, muito mais pelo baixinho do que pelo jogo em si. E realmente ele não nos decepcionou, fez uma partida impecável. Não errou um passe sequer, vindo várias vezes ao meio-de-campo buscar jogo (raras eram as vezes em que a bola chegava ao ataque). O jogo terminou zero a zero. Assim que o juiz apitou o final, o Edu virou para mim e disse: "Ele (Romário) é foda. Não errou um passe."
Na segunda de manhã, abro o Jornal do Brasil (no tempo em que ainda era um jornal de respeito e não uma espécie de "45 minutos" fazendo concorrência com o "Meia Hora") e leio a crônica do grande mestre Armando Nogueira que tinha o seguinte título: "Orson Welles".
Falava exatamente do jogo Flamengo x Bragantino e enaltecia a performance do Baixinho, que fez de tudo em campo (só faltou fazer chover), para um mísero número de espectadores. E, por fim, acabou comparando o fato ocorrido com a estréia de uma peça de teatro de Orson Welles na década de 1950. A peça demorava a se iniciar, pois quase não havia público. Percebendo então que já seria uma deselegância com os poucos presentes, resolveu iniciar se apresentando ao pequeno público: "Boa noite, eu sou Orson Welles, ator, roteirista, escritor, dramaturgo, diretor de cinema e de teatro. Pena que eu seja tanto e vocês tão pouco."
Valeu, Baixinho! Que venham outros a encantar com tanto brilho as tardes de domingo no Maracanã.

5 comentários:

Unknown disse...

Pois é!
Como eu queria gostar de futebol!
Acho que ir ao Maracanã,torcer, ficar rouca,falar palavrão bem alto,abraçar todo mundo, deve ser tão bom...Ficar rouca então seria a glória.
Pelo menos o samba me salva.O que não faço no Maracanã,faço onde quer que esteja acontecendo um laiá, laiá...
Ouço pela manhã a CBN " a rádio que toca notícia".E é lá que escuto o Juca Kfouri(é assim que escreve?)comentando com elegância e empostação,o que está rolando na área.Ops!
Essa é a minha grande fonte de informação: um comentário que não passa de dois minutos, acho eu.
Confesso que repito, sem hesitar, tudo que ele diz quando converso com vocês de Taça Rio,zagueiros titulares,Romário,e outros.
Você acha que eu posso me recuperar? Ou é um problema cromossomial?
Fico com inveja boa( como dizem agora) da alegria de vocês, meus amigos torcedores de coração.
Heliani.

Toinho Castro disse...

muito bem, zé...
sabemos que o maracatron funciona.

Isabella Zappa disse...

Olha, eu não entendo nada de futebol mas... o romário já não disse umas 300 vezes que ia parar?? não to entendendo mais nada...

Felipe Quintans disse...

Fala seu safado de marca maior. Somente hoje vi teu espaço, e o link, é evidente, já esta no BOEMIA E NOSTALGIA. bj.

Toinho Castro disse...

eu atualizei meu blog! e você?!